top of page

DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS

Devocional Marcos 070

Marcos 7: Jesus e a Tradição Judaica

1Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e 2 viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos “impuras”, isto é, por lavar. 3 (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. 4 Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.) 5 Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?”

Palavra-chave: não vivem de acordo com a tradição

Jesus está sendo procurado por religiosos e guardiões da tradição judaica quem vem com a intenção não de recebe-lo como messias, mas questiona-lo e pô-lo a prova. Assim o fazem, perguntando sobre os rituais de purificação. Os discípulos possivelmente lavavam as mãos para comer, mas o que passa aqui é uma lavagem cerimonial, um ritual para mostrar pureza e se livrar de possíveis impurezas pegas da rua.

A tradição é uma coisa muito importante e diria até necessária, pois é a transmissão de forma e costumes a través da história e não preciso nem me alongar sobre a importância, mas quer lembra dos efeitos em nós. Para alguns é uma mera regra de conduta que racionalmente parece fazer sentido, para outros é algo que afeta emocionalmente e as pessoas podem se sentir bem e seguras fazendo, porque sempre foi feito de determinada forma, mas para outros pode ser repugnante no sentimento de escravidão, já que nunca gostou de determinada tradição. A verdade é que elas estão aí e como costumamos falar para os filhos: “minha avó já fazia assim”!

Sabemos que a seguir, Jesus vai confrontar os religiosos, mas creio que as tradições neste ponto da história não devem ser questionadas sendo boas ou más, mas aqui poderíamos pensar se fazemos parte delas ou não. Pensando como hoje em um mundo que muda tanto, se podemos nos apegar a tradições? Sim podemos, pois as tradições fazem parte da cultura e a cultura é algo no qual estamos imersos. Para concluir eu diria que as culturas devem sempre ser pensada e avaliada e não consumida indiscriminadamente. Um Exemplo rápido, o papai Noel é algo cultural que tem seus efeitos e em especial no ambiente cristão e isso deve ser pensado. Pense a respeito!


Ore ao Senhor, Deus nos permita Senhor ter sabedoria e capacidade sobre as emoções para olhar para a cultura e assim avaliarmos com respeito as pessoas, mas em especial com respeito a ti. Que Seja, algo que venha de ti e não de nós e que a percepção disso seja clara para nós e de forma clara transmitida. Amém

10 views0 comments

Recent Posts

See All