DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS
Devocional Marcos 071

Marcos 7: 6 Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito:
“‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’[b].
8 Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”.
9 E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem[c] às suas tradições! 10 Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’[d] e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’[e]. 11 Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, 12 vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. 13 Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”.
Palavra-chave: hipócritas;
Anteriormente Jesus havia sido questionado sobre a tradição cerimonial de lavar as mãos e concluímos que devemos ser criteriosos e meditar a respeito das tradições levando em conta a vontade de Deus. Agora, Jesus expressa que a forma que os religiosos tem conduzido as tradições anulam a palavra de Deus, pois usam a tradição como se fosse vontade de Deus e assim tiram proveito para sim mesmos. Ele exemplifica, apresentado um senário onde os pais do fiel são prejudicados e deixados de lado para que o dinheiro seja entregue no templo.
Como é importante pensarmos as tradições e entender se são de fato vontade de Deus, ou se as tradições estão sendo usadas de forma apropriada, horando o Senhor e sua vontade.
Temos que lembrar que regras ou tradições podem ser manipuladas, mas a vontade de Deus não, os mandamentos de Deus são claros e Ele está no acompanhado. Quando vivemos nossas tradições e culturas de forma sincera diante da palavra de Deus somos iluminados e corrigido. Se fingimos, somos hipócritas que com os lábios louvam a Deus, mas o coração está mal intencionado. As tradições não podem ser justificativas para burlar ou tirar proveito para si mesmo. Cuidado com as tradições, mas acima de tudo cuidado com o coração.
Ore ao Senhor, Nosso Deus, como precisamos de ti para superar este desafio e gostaríamos de lhe pedir seu auxilio para primeiro ter um coração puro e desejoso de cumprir tua palavra e em segundo entendimento, sabedoria orientação na vivencia da cultura e tradições, para que não sejamos corrompidos e não levemos as pessoas ao erro também. Queremos ser benção e não hipócritas aproveitadores. Te peço Senhor que nos protejas dos que são mal intencionados também. Amém