top of page

DEVOCIONAL DIÁRIO NO EVANGELHO DE MARCOS

Devocional Marcos 077

Marcos 8: 64 Os seus discípulos responderam: “Onde, neste lugar deserto, poderia alguém conseguir pão suficiente para alimentá-los?”

5 “Quantos pães vocês têm?”, perguntou Jesus.

“Sete”, responderam eles.


Palavra-chave: Onde

Depois que Jesus falou por 3 dias e alimentou o povo com a palavra de Deus, mas não com alimento físico. Seus discípulos nada fizeram a respeito por 3 dias, mas agora Jesus os convoca a fazer parte da solução e a resposta é a mais absurda possível. ““ONDE” neste lugar deserto, poderia “ALGUÉM” conseguir pão...?” A resposta que como sempre é respondida com uma outra pergunta (acho que Jesus quer que usemos o cérebro que Ele nos deu), “Quantos pães vocês têm?” parece que didaticamente observemos o que temos e não o que não temos, uma vez que o temos, virtualmente tudo que precisamos temos através Dele. Como sempre foi!

Mas o que mais impressiona neste tema de olhar para o que falta é a falta de memória, parece que precisamos passar pelo mesmo processo da multiplicação dos pães com nossa memória. Olharmos para a memória, nossas ou históricas para lembramos de quem é Jesus. Creio que podemos ter um bom acervo de memória, mas porque esquecemos até mesmo que temos a história? A resposta para esta pergunta está adiante no texto. O coração endurecido proveniente da falta de fé o depender exclusivamente de nós mesmos.

Quando presto atenção nos meus atos do dia a dia a luz deste texto percebo muito claramente o quanto meu foco está na minha capacidade de resolver e agir sem a participação de Jesus. Graças a Ele eu consigo perceber assim como no texto, vemos o agir Dele junto a nós. A cooperação Dele é evidente, mas não a minha, parece que eu só tenho a receber e não a contribuir.


Ore ao Senhor, Nosso amado, paciente e didático Deus, nos ensina a ter um coração igual ao teu, generoso e cooperativo. Nada do que temos é nosso e o Senhor nos abençoa com tanto, mas na hora de aprendermos a lição, parece que o coração fica duro. Te pedimos ajudar para estarmos mais atentos e prontos para agir junto contigo, enquanto o Senhor trabalha trabalhamos também, como bons servos daquele que é o Senhor de todas as coisas, inclusive das nossas próprias vidas (só pra lembrar, risos). Amém.

6 views0 comments

Recent Posts

See All